Facchini

Mercedes-Benz testará caminhões elétricos no Brasil em 2025

Mercedes-Benz eActros
Divulgação

Frota de 15 caminhões, composta por modelos MB eActros e FUSO eCanter, será testada em condições reais de operação em parceria com grandes embarcadores e transportadoras

Google News
Mantendo o compromisso com a descarbonização do transporte rodoviário de cargas brasileiro, a Mercedes-Benz iniciará em 2025 uma série de testes operacionais com uma frota de caminhões 100% elétrica. Inicialmente serão 15 veículos, sendo, 5 eActros, indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas, e 10 FUSO eCanter, caminhão leve voltado para o segmento urbano.


Os testes começarão em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Coca-Cola Femsa Brasil (Distribuição de Bebidas), Expresso Nepomuceno (Transporte e Logística), RD Saúde (varejo farmacêutico), Suzano (produtora de celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza) que utilizarão os caminhões elétricos em suas rotinas operacionais.


Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: liderar o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Nossa Companhia já tem cerca de 15 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado por essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendido na Europa, e o caminhão leve eCanter. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”.

Já temos as primeiras empresas conosco nessa jornada: Braspress, Coca-Cola Femsa Brasil, Suzano, Marimex e Ypê que vão testar o eActros, enquanto Expresso Nepomuceno, AGL e RD Saúde irão operar o caminhão de 7,49 toneladas de PBT”, informa Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Junto aos clientes, a nossa equipe especializada em e-mobility vai desenvolver as melhores soluções em eletrificação para cada segmento de caminhão dentro da ampla variedade de aplicações urbanas e interurbanas”.

Ou seja, a Mercedes-Benz não vai oferecer a solução sozinha”, prossegue Jefferson Ferrarez. “O nosso cliente vai fazer parte da solução. Através das ferramentas de Inteligência Artificial do Fleetboard, dos nossos engenheiros na fábrica e da operação dos clientes, vamos juntos testar o melhor TCO para os caminhões elétricos no Brasil, aprendendo as necessidades de infraestrutura, recarga e manutenção, a durabilidade e a experiência dos motoristas com a eletrificação”.


MB eActros
Mercedes-Benz eActros
Divulgação
Desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, o Mercedes-Benz eActros conta com duas versões, 300 (três conjuntos de baterias) ou 400 (quatro conjuntos de baterias). Cada pack de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh, garantindo assim uma autonomia de 220 a 400 quilômetros, conforme o modelo e aplicação. Já carregamento rápido das baterias pode ser feito em até 1 hora e 15 minutos.

O Mercedes-Benz eActros conta ainda com dois motores elétricos que geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW, integrados uma transmissão de duas marchas. Destaca-se ainda a presença de um sistema de freio regenerativo e uma gama avançada de tecnologias de segurança como, sistema MirrorCam que substitui os retrovisores convencionais, ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sensor de faixa de rolagem), EPB (freio eletrônico de estacionamento) e IHC (controle inteligente de faróis).  

Já a parte interna da cabine do MB eActros traz como destaques, painel LCD colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da MirrorCam e porta celular, entre outros recursos.


FUSO eCANTER
FUSO eCanter
Divulgação
Ideal para operações com PBT (Peso Bruto Total) na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas, o FUSO eCanter pode ser configurado com 2 ou 3 packs de bateria, com 82 e 124 kWh, respectivamente, resultando numa autonomia entre 140 e 200 km. Além do sistema de regeneração de energia, o modelo também se destaca pela presença de um motor elétrico com 129 kW de potência de pico (250 Nm e 110 kW em regime) e 430 Nm de torque, refrigerado a água, o que reduz custos e aumenta a eficiência em relação a conceitos que utilizam óleo.

Na parte interna, o caminhão leve elétrico vem equipado com painel LCD colorido com recursos de segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth e volante multifuncional. 

A ampla oferta de equipamentos de segurança e itens tecnológicos é outro grande destaque do FUSO eCanter. Prova disso é a presença de ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), LDWS (sensor de faixa de rolagem), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ABS com distribuição eletrônica de frenagem, EPB (freio eletrônico de estacionamento), acendimento automático dos faróis, IHC (controle inteligente de faróis), AVAS (alerta acústico de veículo), câmera de ré, painel digital em LED e eixo eletrificado.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA