Facchini

Deputados e senadores derrubam cobrança do DPVAT em 2025

Carreta vermelha acidentada após bater em um guard rail
Copilot

Revogação da cobrança ocorreu durante votações do pacote de corte de gastos do governo federal; decisão agora pode ser sancionada ou vetada pelo presidente Lula

Google News
A novela envolvendo a retomada da cobrança do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos (DPVAT) em 2025, ganhou um novo capítulo nesta semana. Contrariando as expectativas do governo federal, deputados e senadores revogaram a Lei Complementar 207/2024 que previa a cobrança do imposto, agora chamado de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).


A derrubada da cobrança ocorreu em ambas as casas durante as análises e votações do pacote de corte de gastos do governo federal. A proposta segue agora para sanção ou veto do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Extinto durante o Governo Bolsonaro, o seguro DPVAT deixou de ser cobrado dos proprietário de veículos brasileiros em 2021, quando o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) encerrou a cobrança. Desde então o fundo excedente foi operado por meio de modelo emergencial e transitório pela Caixa Econômica Federal, após a dissolução do consórcio responsável pela gestão do DPVAT. 

Com a expectativa de retomada da cobrança no próximo ano, o governo federal esperava uma arrecadação na casa dos R$ 15,7 bilhões.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA