Divulgação |
Combinados com tanques de 10 m³, novos caminhões militares serão empregados em atividades de apoio logístico e abastecimento; entregas devem começar em 2026
A Agência de Armamento da Polônia confirmou neste mês a aquisição de um novo e expressivo lote de caminhões militares. Trata-se de 320 novos caminhões Scania P 460 6x6, combinados com tanques de combustíveis produzidos pela Celtech.
O contrato assinado na última semana prevê inicialmente o fornecimento de 215 caminhões. Além disso o contrato prevê uma extensão com mais 105 caminhões, totalizando assim o novo lote de 320 veículos pesados militares. Já as entregas estão previstas para ocorrerem entre 2026 e 2028.
Destinados às operações de apoio logístico através do abastecimento de tanques, equipamentos pesados e até mesmo aeronaves, os novos caminhões Scania P 460 6x6 do Exército Polonês serão combinados com tanques de 10 m³ e unidade de bombeamento e medição ATTW 1000. A combinação destas soluções possibilita o transporte de até 10.300 litros de combustível e o bombeamento de até 1.000 litros por minuto.
Os novos caminhões se destacam pela presença de cabine leito teto baixo, tração 6x6 e até mesmo pacote XT, podendo ainda em alguns casos receberem blindagem de nível III. Além disso, todos os veículos atenderão os requisitos do Acordo Europeu relativo ao transporte internacional rodoviário de mercadorias perigosas (ADR).