RER Parts

Seguro DPVAT não será cobrado em 2025

Caminhão vermelho acidentado em uma estrada
Bing AI

Lei que suspende a cobrança foi sancionada pelo Presidente Lula no dia 31/12; decisão acontece após Governadores se recusarem a cobrar o imposto

Google News
Ao apagar das luzes de 2024, ou seja, no dia 31 de dezembro, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a lei que derruba a retomada da cobrança do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos (DPVAT). A retomada do imposto, agora chamado de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) estava prevista para acontecer a partir deste ano de 2025.


Com a expectativa de retomada da cobrança no próximo ano, o governo federal esperava uma arrecadação na casa dos R$ 15,7 bilhões. Entretanto, a medida gerou grande insatisfação, inclusive com diversos Governadores que chegaram a anunciar que não cobrariam as taxas nos respectivos estados e no DF. Segundo o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), diante destes fatos, o governo voltou atrás e decidiu apoiar a revogação da medida.

Extinto durante o Governo Bolsonaro, o seguro DPVAT deixou de ser cobrado dos proprietário de veículos brasileiros em 2021, quando o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) encerrou a cobrança. Desde então o fundo excedente foi operado por meio de modelo emergencial e transitório pela Caixa Econômica Federal, após a dissolução do consórcio responsável pela gestão do DPVAT.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA