RER Parts

IBOR transforma óleo de cozinha em combustível para caminhões

Volvo FH movido a biodiesel com carreta sider da IBOR
Divulgação

Inicialmente, 10 caminhões serão abastecidos com biodiesel 100% produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO)

Google News
Com o objetivo de transformar o transporte rodoviário de cargas brasileiro, a IBOR, empresa mineira com mais de 50 anos e referência no atendimento aos setores siderúrgicos e moveleiro, acaba de anunciar o Projeto Frota Verde, iniciativa que prevê a adoção de um combustível mais sustentável para o abastecimento de parte da frota de caminhões.


Segundo a empresa, a partir de março, 10 caminhões começarão a ser abastecidos com biodiesel 100% produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO). O combustível será produzido em uma usina própria, desenvolvida em parceria com o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (CRITT/UFJF).


"Esta é uma transformação que carrega o mesmo espírito inovador que nossos país trouxeram para as estradas há 50 anos", afirma Luiz Antônio Bordim Jr., diretor da IBOR. "Cada gota de óleo que reciclamos é mais um capítulo dessa história de pioneirismo e responsabilidade que a IBOR escreve no transporte brasileiro".


A expectativa é de que a Frota Verde proporcione uma redução de até 90% nas emissões de nocivos à saúde e entre 85% e 90% nos gases de feito estufa. Além disso, os 10 primeiros caminhões possibilitarão a reciclagem de 420 mil litros de óleo de cozinha, volume que se, se descartado incorretamente, poderia contaminar até 10,6 bilhões de litros de água.

O projeto da IBOR também conta com uma parceria estratégica com o Instituo EPROS, que já mantém uma rede de mais de 150 pontos de coleta de óleo usado em Juiz de Fora. "É um ciclo que une a força da IBOR com o compromisso das comunidades", destaca Guilherme Bordim, diretor da IBOR. "Cada parceria neste projeto fortalece aquela mesma visão de futuro que fez nossa empresa crescer: a certeza de que progresso de verdade é aquele que beneficia todos". 

Vale ressaltar ainda que somente no primeiro ano, o Projeto Frota Verde será equivalente ao plantio de 409 árvores. "É como se estivéssemos cultivando uma floresta itinerante nas estradas do Brasil", destaca a diretoria. "Cada viagem é uma semente de transformação que plantamos para as próximas gerações", conclui.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA