![]() |
Divulgação |
Com autonomia para até 800 km, extrapesados atuarão no transporte de peças de automóveis na Alemanha; caminhões fazem parte de um projeto de desenvolvimento e validação da tecnologia
A IVECO acaba de realizar a entrega dos dois primeiros caminhões pesados S-eWay Fuel Cell à BMW, parceira do projeto H2Haul. Cofinanciada pela Clean Hydrogen Partnership, a iniciativa tem como objetivo demonstrar a alta confiabilidade dos caminhões movidos a hidrogênio como uma solução viável de zero emissões para o transporte europeu.
Os caminhões IVECO S-eWay Fuel Cell entregues fazem parte de uma frota de 12 veículos pesados movidos a hidrogênio que a IVECO está implantando em locais estratégicos pela Europa (Alemanha, França e Suíça). O projeto prevê testes operacionais de campo em várias missões reais, em colaboração com diversos fornecedores de hidrogênio e em diferentes ecossistemas geográficos.
“A entrega dos nossos dois primeiros caminhões S-eWay Fuel Cell para a BMW representa um avanço significativo na comprovação da viabilidade e escalabilidade do transporte de longa distância movido a hidrogênio. Por meio de nossa participação ativa no projeto H2Haul, temos orgulho de contribuir para abrir caminho para um futuro de zero emissões no setor de transporte da Europa. Este feito demonstra a força da colaboração entre fabricantes de veículos, fornecedores de energia e tecnologia, embarcadores, transportadoras e instituições no avanço do transporte comercial movido a hidrogênio”, afirma Giandomenico Fioretti, chefe de Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa.
Destinados ao transporte de peças entre a Baviera (Nuremberg) e Leipzig (fábrica da BMW), com suporte de duas novas estações de reabastecimento de hidrogênio, os caminhões IVECO S-eWay Fuel Cell contam com autonomia para até 800 km, com um tempo de reabastecimento rápido de menos de 20 minutos, e capacidade para armazenarem até 70 kg de H2 comprimido a 700 bar de pressão.
Em paralelo ao monitoramento do progresso tecnológico e da evolução do quadro regulatório, a montadora italiana também segue investindo no desenvolvimento do ecossistema de hidrogênio para aplicações de transporte pesado, explorando todas as tecnologias promissoras e arquiteturas de veículos. Prova disso é o protótipo IVECO S-Way com motor a hidrogênio FPT Industrial XCURSOR de 13 litros e o caminhão conceito híbrido em série de grande porte, com sistema de extensão de alcance a hidrogênio FPT Industrial CURSOR 9.