Facchini

PRF flagra caminhoneiro dirigindo por 32 horas sem descanso

Agente da PRF revistando caminhão de um caminhão vermelho
PRF/Divulgação

Motorista abordado na BR-116/MG pretendia percorrer 2.300 km de Pernambuco ao Rio de Janeiro; caminhão também foi autuado por alteração no sistema de iluminação

Google News
Na última sexta-feira, 07 de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou mais um caminhoneiro cumprindo uma jornada de trabalho e descumprindo totalmente as determinações da Lei 13.103/2015. A ocorrência foi registrada na BR-116, em Caratinga (MG), durante a Operação Desacelera 2025.


Após a abordagem do caminhão carregado de carneiros e ovelhas, os policiais rodoviários federais constataram que o condutor havia dirigido 32 horas dentro de um período de 36 horas. Questionado, o condutor afirmou que havia saído de Surubim (PE) e tinha como destino final o Rio de Janeiro (RJ), uma distância de cerca de 2.300 km.


Além do descumprimento da Lei do Descanso, que resulta em multa e cumprimento do período de 11 horas parado, os agentes da PRF também aplicaram autuações por alteração no sistema de iluminação do caminhão, falta de equipamentos obrigatórios e em desacordo com as normas.

Lei do Descanso
De acordo com a atual redação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os caminhoneiros devem realizar um intervalo de, no mínimo, 30 minutos a cada cinco horas e meia de viagem. Já no período de 24 horas os profissionais também devem cumprir 11 horas de descanso. 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA