Mercedes-Benz/Divulgação |
8 mil caminhões foram montados em todo o Brasil no primeiro mês de 2025; exportação de caminhões tem impulsionado a indústria
A indústria brasileira de caminhões iniciou o ano de 2025 apresentando oscilações entre crescimentos e retrações nos comparativos. A informação é confirmada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
De acordo com o balanço oficial da entidade, 8,0 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no mês de janeiro, crescimento de 1,3% em relação a janeiro de 2024, quando 7,9 mil unidades foram montadas.
"Estamos falando basicamente em estabilidade, uma diferença de pouco mais de 100 unidades. A gente teve em linha com o setor automotivo, um crescimento na exportação caminhões em janeiro de 2025 comparado com o mesmo período do ano passado, de 63%.", destaca Eduardo Freitas, vice-presidente da ANFAVEA.
Entretanto, no comparativo com o mês imediatamente anterior, dezembro de 2024, quando 10,7 mil caminhões foram produzidos no País, a indústria registrou agora uma retração de 25,2% na atividade.