![]() |
Divulgação |
Volume recorde de vendas foi alcançado em apenas 15 dias após o lançamento comercial; novo equipamento se destaca pelo baixo consumo de combustível, elevada segurança e máximo desempenho operacional
Superando todas as expectativas e projeções da Grunner, indústria de Smart Machines, a nova linha ATR série S já conta 70 unidades vendidas em apenas 15 dias após o lançamento comercial, gerando R$ 150 milhões em novos negócios. O objetivo inicial da empresa era comercializar 100 unidades da nova linha ao longo de todo o ano de 2025, porém, com a rápida adesão do mercado, foi necessário readequar a meta, evidenciando a crescente demanda por soluções mais sustentáveis e economicamente vantajosas.
“A grande procura mostra que o produtor de cana está cada vez mais atento a soluções que aliem sustentabilidade, redução de custos e aumento de rentabilidade. Nossa linha ATR Série S entrega exatamente isso ao otimizar a colheita, diminuir pisoteio e reduzir as paradas operacionais e horas auxiliares”, ressalta o gerente comercial da Grunner, André Torquetti.
“A Grunner está preparada para um ano repleto de novidades e conquistas. Nossos clientes já estão percebendo as inovações que compartilhamos com o lançamento da Linha S, o que nos dá ainda mais confiança para seguir adiante com o nosso propósito: aprimorar a experiência operacional da Grunner por meio de soluções inovadoras, sustentáveis e seguras, potencializando resultados, desenvolvendo talentos e assegurando a satisfação dos clientes, além de fortalecer parcerias duradouras”, comenta o sócio-presidente da Grunner, Henrique Belei.
Mais eficiência na colheita
A nova série S conta com 15 evoluções em relação à linha anterior (série X), direcionadas à operação de colheita e transbordamento da cana. Um dos destaques é a redução do diâmetro de giro da roda, que reduziu o raio de manobra de R27,3m para R18,3m, economizando até 60% do tempo em cada manobra de cabeceira e diminuindo o pisoteio nas linhas de cana.
A melhor distribuição de carga também é uma novidade que amplia a estabilidade da máquina e prolonga a vida útil dos pneus, otimizando ainda mais os custos de operação no campo. Já o levantamento do transbordo foi redesenhado para oferecer maior espaço livre e menor interferência na caixa de carga, evitando o acúmulo de cana.
Já o bem-estar dos operadores é assegurado pelo sistema de ar-condicionado remodelado, com saídas de ar posicionadas na parte superior da cabine e condensadora à frente do radiador, garantindo refrigeração rápida e eficiente. Destaca-se ainda o novo radiador agrícola, inovação da Grunner, que agora redesenhado, garante melhor performance do motor e reduz o número de paradas para limpeza.
Maior segurança e economia de combustível
Quando comparada com a ATR série X, a nova geração de equipamentos agrícolas também se destaca pela signficativa economia operacional. “Observamos uma redução de até 14% no consumo de diesel com relação a consagrada série X, o que resulta em até 64% em relação ao trator. Isso é atribuído principalmente ao fato de não precisar interromper o fluxo de trabalho. A diminuição do diâmetro de giro também contribuiu para reduzir em até 60% o tempo de manobra, trazendo ainda mais economia”, afirma Torquetti.
A série S também conta com um novo eixo direcional, redesenhado para facilitar a transferência de carga, garantindo tração e continuidade nas operações em terrenos desafiadores, sem abrir mão do menor raio de manobra. Este ajuste trouxe uma maior eficiência na logística da colheita, já que consegue trabalhar em operações de declive, em estradas irregulares, com força e robustez. Destaca-se ainda a presença de pneus Michelin, uma parceria exclusiva da Grunner.
A evolução do equipamento também agrande a proteção do motor por fibra, associada às novas vedações em couro aeronáutico, soluções que evitam a entrada de palha, aumentando a segurança operacional. Outro diferencial é o “boné” (prolongador dianteiro da caixa de carga), ampliado na parte dianteira e traseira para reduzir acúmulo de palhas entre a cabine e o implemento, o que também otimiza o tempo de parada para revisão de área. Já as bolsas pneumáticas com maior pressão completam o pacote de melhorias, garantindo mais eficiência ao sistema.
“O ATR da série S representa um marco na tecnologia agrícola ao oferecer uma combinação imbatível de desempenho, eficiência e durabilidade. É mais do que apenas um equipamento, é uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a sustentabilidade da operação”, pontua Mateus Belei, sócio-fundador da Grunner.