Facchini

Volvo prevê queda de 10% nas vendas de caminhões em 2025

Linha de produção da Volvo Caminhões em Curitiba (PR)
Volvo/Divulgação

Previsão feita para o segmento acima de 16 toneladas reflete a preocupação com a instabilidade econômica do Brasil; transportadores estão adiando e até mesmo cancelando compras de caminhões

Google News
O cenário econômico desafiador que vem se desenhando no Brasil deverá impactar diretamente o mercado de caminhões ao longo de 2025. Segundo as projeções da Volvo, fatores como a alta na taxa de juros, inflação com tendência de alta, volatilidade cambial e desequilíbrio fiscal, devem acarretar uma queda de até 10% nas vendas no segmento acima de 16 toneladas em 2025.


Desde o último trimestre do ano passado estamos vendo cautela dos transportadores em novas aquisições. Mesmo com indicadores positivos sobre safra e PIB, as elevadas taxas de juros, reflexo de questões fiscais, têm freado os negócios na indústria de caminhões no País. Mas esse é um mercado cíclico, com altas e baixas ao longo dos anos”, explica Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.


Os negócios realizados pela montadora sueca na Fenatran 2024, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, corroboram para essa cautela em relação ao mercado brasileiro de caminhões neste ano de 2025. Segundo Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, 30% dos pedidos fechados durante o evento foram entregues e faturados. Outros 30% foram cancelados e/ou suspensos, e o restante tiveram pedidos de adiamento por parte dos clientes. 


2024 de sucesso para a Volvo
A Volvo encerrou o ano de 2024 com bons motivos para comemorar em todos os segmentos do mercado brasileiro de caminhões em que atua. De janeiro a dezembro, a 23.185 caminhões da marca foram emplacados em todo o país, garantindo assim uma participação de 24% no mercado e indicando um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, quando 19.647 caminhões Volvo foram emplacados no Brasil.

Linha FH
Contado com 18.838 exemplares emplacados de janeiro a dezembro de 2024, a Volvo reafirmou novamente o sucesso no segmento de pesados. O número além de representar um crescimento de 20% em relação ao ano anterior, também garantiu a marca uma participação de 30% no segmento.

Nesta categoria, o Volvo FH 540 foi pelo sexto ano consecutivo o caminhão mais vendido do Brasil 7.765 emplacamentos. o segundo lugar também ficou com um FH, o modelo 460, com 4.956 licenciamentos.


Linha VM
Ano após a ano a marca também vem se destacando cada vez mais entre os semipesados. Somente em 2024, a linha VM obteve 7.462 emplacamentos em todo o Brasil. Já a liderança do segmento de semipesados foi garantida pelo VM 290, com 4.026 unidades comercializadas de janeiro a dezembro. 

Off-road
Em 2024 a Volvo também garantiu a liderança nas principais aplicações vocacionais.  A marca obteve a maior participação nos segmentos florestal (61% de market share), mineração (44% de market share) e cana-de-açúcar (29% de market share). 

Além disso, o VMX, versão off road deste modelo, conquistou muito espaço. Foram 3.000 emplacamentos no ano passado, o que corresponde a 40% do volume da linha VM”, assegura Alcides Cavalcanti,


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA