![]() |
Kenworth/Divulgação |
Caminhões Kenworth W900, T800 e C500 deixarão ser produzidos e comercializados a partir de 2026; decisão acontece devido as novas regulamentações ambientais
Diante do avanço das regulamentos de emissões e restrições ao uso de determinados componentes em veículos comerciais, além da crescente demanda por caminhões cada vez mais eficientes, a Kenworth, marca pertencente ao Grupo PACCAR, anunciou neste mês o fim da produção dos modelos W900, T800 e C500 a partir de 2026.
"Sabemos que esses modelos Kenworth lendários são parte importante da nossa história aqui na Kenworth, o que torna essa decisão difícil, mas necessária, à medida que entramos na próxima era do transporte rodoviário", disse Kevin Haygood, gerente geral assistente de vendas e marketing da Kenworth. "À medida que fazemos a transição para produtos futuros, continuamos comprometidos em honrar o espírito desses caminhões icônicos, oferecendo inovação, eficiência e o mesmo nível de qualidade em que nossos clientes e motoristas confiam há gerações."
De acordo com a montadora norte-americana, as encomendas dos três caminhões poderão ser feitas até o fim deste ano.
W900
Considerado um dos caminhões mais icônicos do mercado norte-americano e reconhecido pelo capô longo, estilo clássico, robustez e cabine espaçosa, o Kenworth W900 foi lançado em 1963 e rapidamente se tornou o modelo favorito entre transportadores e motoristas. Desenvolvida para operações rodoviárias e vocacionais a linha passou por constantes atualizações sem abrir mão do estilo clássico e que deram origem a quatro outras importantes versões: W900A, W900B, W900S e W900L. Agora a despedida da gama será feita por meio de uma série especial, assunto para um próximo texto.
“O W900 é realmente histórico, pois ajudou a moldar a cultura e a tradição dos caminhões norte-americanos como a conhecemos hoje”, disse Haygood. “Frequentemente visto em feiras de caminhões, apresentado em filmes e na TV, e exibido em outros eventos, é um caminhão icônico que é desejado por seu estilo clássico por nossos clientes e aficionados por caminhões. Embora a produção desses caminhões esteja chegando ao fim, estamos ansiosos para vê-los em nossas estradas e em feiras de caminhões por muitos anos.”
T800
![]() |
Kenworth/Divulgação |
Produzido pela primeira vez em 1972, o C500 é um dos caminhões vocacionais mais resistentes e robustos já montados pela Kenworth. O gigante foi projetado especificamente para aplicações de transporte pesado extremo, campos petrolíferos, extração de madeira, mineração e off-road.
Ao contrário dos modelos mais populares da Kenworth, como o W900 ou o T800, o C500 é um cavalo de batalha especialmente desenvolvido para lidar com as condições mais adversas do mundo, oferecendo uma classificação de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 450 toneladas em aplicações especiais de transporte pesado e operando em locais e condições onde nenhum outro caminhão disponível comercialmente pode chegar.