![]() |
Scania/Divulgação |
Decisão acontece após crescimento da linha SUPER com motor de 13 litros e 560 cv de potência; Scania mantém outras três opções de potência para os propulsores V8
Diante do crescente sucesso da linha SUPER e do avanço das regulamentações ambientais, cada vez mais rígidas no continente europeu, a Scania encerrará a produção e comercialização do motor V8 de 16 litros, 530 cv de potência e 2.800 Nm de torque. A informação foi revelada pela imprensa europeia especializada em transporte.
A decisão lógica é baseada no fato de que atualmente o portfólio de propulsores da montadora sueca conta com uma versão de 13 litros, 6 cilindros em linha, 560 cavalos potência e também 2.800 Nm na linha SUPER, ou seja, um propulsor, mais leve, mais econômico e ainda mais potente. Então por que optar um propulsor V8 com 30 cv a menos? Além disso, o atual propulsor mais potente da linha SUPER também é capaz de atender com maior precisão as atuais normas de emissões.
Com a decisão, a icônica linha de motores Scania V8 contará a partir de agora com apenas três versões, 590 cv, 660 cv e 770 cv de potência, revelados pela primeira vez ao mercado europeu em 2020. Será o começo do fim de toda a linha V8? Ainda é cedo para dizer, mas fato é que os caminhões Scania SUPER estão conquistando cada vez mais espaço entre os clientes da marca, além disso a norma Euro 7 se aproxima do velho continente, o que poderá exigir mudanças nos tradicionais propulsores de 8 cilindros e V e até mesmo inviabilizar a continuidade.