Facchini

Mercedes-Benz amplia área para customização de caminhões e ônibus

Caminhões Mercedes-Benz em centro de customização
Mercedes-Benz/Divulgação

Área de Custom Tailored Center (CTC), na fábrica de São Bernardo do Campo, agora conta com um espaço próprio para veículos elétricos; Mais de 15.000 caminhões foram customizados em nove anos

Google News
Com objetivo de ampliar a capacidade de atender as demandas específicas de clientes no Brasil e de mercados externos, a Mercedes-Benz segue investindo na customização de caminhões e ônibus. Prova disso é a expansão do Custom Tailored Center (CTC) na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista, que agora passa a contar também com um espaço próprio para veículos elétricos.


Em nove anos, o CTC customizou mais de 15.000 caminhões. Com a ampliação da área, temos potencial para dobrar a capacidade produtiva, reduzindo o tempo da operação e, consequentemente, atendendo mais rapidamente às demandas dos nossos clientes”, afirma Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. “Vamos manter nossa equipe preparada para a chegada de novas soluções customizadas, inclusive os elétricos, garantindo assim a qualidade de nossos produtos e a segurança e bem-estar dos colaboradores”.


O expressivo volume de mais de 15.000 caminhões customizados, entre agosto de 2015 e outubro de 2024, significa uma média de 1.666 unidades por ano”, destaca Erica Daumichen. “Desse volume, cerca de 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes”, destaca Erica Daumichen.


Com a ampliação da área, a montadora de origem alemã planeja manter a produção em cerca de 80% para o mercado interno, 15% para América Latina e 5% para o segmento overseas. 85% das customizações são de caminhões e 15% de chassis de ônibus. Setores como mineração, madeireiro, construção e transporte de bebidas lideram as encomendas de caminhões customizados. Já no caso dos ônibus, as maiores solicitações envolvem micros e articulados.

Modificações muito específicas acabam sendo montadas na linha de produção própria do CTC”, informa Fábio Dalla, gerente sênior de Fabricação de Protótipos da Mercedes-Benz do Brasil. “Seja qual for a solicitação do cliente nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. Com a customização, ouvimos cada uma das vozes de todos os clientes e entregamos o caminhão ou o chassi de ônibus que ele necessita”.

São exemplos de serviços já realizados e oferecidos pelo CTC da Mercedes-Benz: Ajustes de tanques de combustível, redução da tara do veículo, kit de peças para o Axor com direção autônoma da Grunner e kits canavieiro, madeireiro e construção civil, além dos caminhões MB Actros Evolution “Estrela Delas”, Arocs 4051 8x4 madeireiro, Atego 1719 Full Air e Arocs 8x4 para mineração, além da montagem de plataforma de ônibus elétrico.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA