![]() |
Volvo/Divulgação |
Volvo B460R foi adquirido pela Esctur é o primeiro ônibus equipado os novos recursos entregue no Brasil
Os ônibus Volvo equipados com a nova geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA) da marca começaram a ganhar as estradas brasileiras. Com recursos de série presentes na maioria dos chassis rodoviários 6x2 e 8x2 da linha 2025, o pacote consiste em tecnologias que garantem viagens ainda mais seguras e confortáveis, além de otimizar a produtividade e reduzir os custos operacionais. O primeiro exemplar equipado com o SSA, um Volvo B460R foi adquirido pela Esctur, empresa paranaense especializada em fretamento turístico.
A nova geração do Sistema de Segurança Ativa da Volvo incorpora funcionalidades avançadas, como alerta de ponto cego frontal, assistente de sinalização de trânsito, detector de fadiga, alerta de ponto cego lateral e monitoramento da pressão de pneus. São novidades introduzidas recentemente na Europa e que agora também estão disponíveis no Brasil.
“A Volvo tem a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca. Há anos o SSA dos nossos ônibus vem contribuindo para mais segurança nas estradas. O aprimoramento dessas funcionalidades é mais um passo que eleva o padrão do transporte rodoviário de passageiros”, diz Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.
Segundo Marco Antonio Januário, proprietário da Esctur, os novos recursos de segurança foram decisivos para a escolha do Volvo B460R. “O sistema de frenagem que ajuda a evitar colisões traseiras é essencial. Além disso, o modelo oferece recursos como a leitura da altura de pontilhões, o que auxilia muito, especialmente em áreas urbanas". “A Esctur é a primeira empresa do País a incorporar essas tecnologias Volvo em sua frota”, diz Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.
Ainda segundo o empresário, o atendimento exclusivo e a proximidade com a equipe comercial da marca também influenciaram de forma positiva o negócio. "Se soubesse que teria um tratamento tão diferenciado, com acesso direto à direção da empresa, teria migrado para a Volvo há muito tempo”, assegura Januário. A confiabilidade do produto e o suporte prestado pela concessionária Rivesa de Maringá também reforçaram a escolha. "Fui procurado sempre com transparência. Quando decidi experimentar, vi que a Volvo entrega exatamente o que promete", revela.
Tecnologia capaz de reduzir custos
Além tornarem as viagens mais seguras e confortáveis, os novos recursos de segurança também estão reduzindo custos operacionais. "O sistema inteligente ajuda na economia de combustível e pneus. Mesmo com o motor ainda novo, notamos uma economia de 5% a 8% em combustível", acrescenta o empresário.
A nova geração do Sistema de Segurança Ativa da Volvo agora conta com:
Assistente de ponto cego frontal: verifica a área imediatamente à frente do ônibus e alerta o motorista sobre a presença de pedestres ou obstáculos.
Assistente de ponto cego lateral: monitora ambos os lados do veículo e alerta sobre ciclistas ou carros em pontos cegos, tanto em movimento quanto parado.
Assistente de sinalização de trânsito: reconhece e exibe sinais de trânsito para manter o motorista informado sobre restrições de velocidade e outras condições.
Detector de fadiga: monitora a faixa e alerta o motorista ao detectar distração ou sonolência. Usa câmera e inteligência para prevenir riscos na condução.
Monitoramento de pressão de pneus: alerta o motorista com um aviso no painel de instrumentos se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros.
Além dos novos recursos, o SSA também mantém diversas tecnologias que há anos fazem parte da oferta de segurança da Volvo:
Alerta de colisão com frenagem de emergência: emite avisos visuais e sonoros e ativa frenagem automática em caso de risco iminente de colisão frontal.
Alerta de mudança involuntária de faixa: avisa o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção.
Piloto Automático Adaptativo: mantém distância segura do veículo à frente, freando ou acelerando de forma automática.
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): sistema que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.
Freios Eletrônicos EBS5: permitem o controle equilibrado do veículo, regulando a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas. Impedem também o travamento das rodas nas frenagens.
Heads-up display: faixa vermelha de luzes Led que projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto com outro veículo.
Assento Vibratório: aciona vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo (item montado pelos encarroçadores).