Facchini

DHL testa caminhão elétrico Scania equipado com gerador a gasolina

Scania 23G EREV da DHL
Scania/Divulgação

Preparado para operações com até 40,5 toneladas de PBTC, Scania 23G EREV é capaz de percorrer até 800 km sem precisar parar em um ponto de carregamento

Google News
Enquanto o desenvolvimento da infraestrutura elétrica para a recarga de veículos comerciais avança de forma lenta, a Scania e a DHL Group uniram forças e desenvolveram em conjunto um caminhão elétrico equipado com um gerador movido a combustível. A solução possibilitará a realização de operações de transporte em longas distâncias, superando os desafios impostos pela falta de pontos de recarga. 


Batizado de Scania 23G Extended Range Electric Vehicle (EREV), o pesado conta com 10,5 metros de comprimento e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 40,5 toneladas. O modelo traz consigo um motor elétrico de 230 kW (pico de 295 kW) uma bateria de 416 kWh e um gerador a gasolina de 120 kW, que posteriormente poderá ser abastecido com óleo diesel/HVO. Com esta configuração, o caminhão será capaz de percorrer até 800 km de distância, sendo que em 90% do percurso será alimentado por energia limpa. Para efeito de comparação, um caminhão Scania 100% elétrico atualmente é capaz de percorrer apenas 550 km.


Segundo a Scania, os caminhões EREVs podem ser equipados com um software que limita o uso do gerador movido a combustível, permitindo assim que as emissões de CO2 sejam reduzidas e limitadas a um nível especificado. Já a velocidade máxima é de 89 km/h, com capacidade de carga de aproximadamente 1.000 pacotes.

O futuro é elétrico, mas o perfeito não deve ser o inimigo do bom, pois estamos chegando lá. O veículo que desenvolvemos em conjunto com a DHL é um exemplo de soluções provisórias que podem melhorar a escala do transporte pesado descarbonizado antes que o sistema de transporte eventualmente se torne 100% eletrificado. Uma transição climática eficaz exige que os formuladores de políticas aceitem essas soluções, ao mesmo tempo em que aumentam seus investimentos em infraestrutura pública e outras condições favoráveis”, explica Christian Levin, CEO da Scania.


Levará algum tempo até que a eletricidade renovável, a rede e a infraestrutura de carregamento estejam disponíveis e robustas o suficiente para depender totalmente de caminhões elétricos a bateria, especialmente para um sistema de grande escala como a rede de encomendas alemã da DHL. Em vez de esperar que esse dia chegue, a DHL e a Scania estão colaborando em uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável e reduzir as emissões de CO2 em mais de 80%. Este veículo é uma solução sensata e prática que pode contribuir imediatamente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no transporte de carga a curto prazo. Essas reduções devem ser refletidas proporcionalmente no preço do pedágio e no esquema de emissões da frota da UE. Vemos essa colaboração como um projeto de inovação bem-sucedido de duas empresas comprometidas com o combate às mudanças climáticas.”, afirma Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL.

Inicialmente o Scania 23G EREV será utilizado pela Post & Parcel Germany no transporte de encomendas entre Berlim e Hamburgo, na Alemanha.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA