![]() |
Divulgação |
Transportadora tem investido em um programa de formação trainee para motoristas; iniciativa tem se mostrado como uma importante alternativa para driblar a falta de profissionais
A crescente falta de profissionais qualificados no transporte rodoviário de cargas brasileiro tem se tornado uma realidade incontestável e até mesmo desafiadora. Para driblar este cenário, o investimento em programas internos de formação e desenvolvimento de novos colaboradores tem se mostrado uma estratégia eficaz para capacitar profissionais, reduzir a rotatividade e melhorar a produtividade das equipes.
Dados de uma pesquisa da Up Brasil, 94% dos candidatos a vagas de emprego consideram os incentivos ao crescimento profissional como fator determinante na escolha de uma empresa. Já um estudo da consultoria Gallup revelou que organizações que oferecem oportunidades de aprendizado apresentam até 34% menos rotatividade, o que representa uma economia significativa com contratações e treinamentos.
Neste sentido, a Ghelere Transportes, especializada no transporte de bebidas, é uma das empresas que estão investindo na capacitação profissional. Uma das iniciativas da transportadora é o programa de formação trainee para motoristas, desenvolvido internamente com uma grade robusta composta por 16 pilares que abrangem temas como segurança, economia e normas do setor.
LEIA TAMBÉM
Segundo Eduardo Ghelere, CEO da companhia, ao ingressar no programa, o novo colaborador é acompanhado por um “Master Driver”, um profissional experiente durante os primeiros 30 dias. Nesse período, são transmitidos conhecimentos técnicos e comportamentais, além da cultura organizacional. Após a avaliação do Master, o participante passa a operar um veículo da frota e segue sendo monitorado pela equipe de Recursos Humanos. “Esse acompanhamento próximo permite que as potencialidades de cada profissional sejam identificadas e aproveitadas”, explica o executivo.
O sucesso do programa é refletido na própria equipe da Ghelere Transportes, pois boa parte dos motoristas foi formada por meio da iniciativa. A capacitação ocorre uma vez por ano e conta com um corpo docente composto por 4 instrutores e 10 Master Drivers — todos ex-alunos do programa, que hoje atuam na preparação de novos profissionais.
Juliane Luft, atual motorista da empresa é um exemplo de sucesso da programa trainee. Para ela, o projeto tem um papel fundamental na carreira dos profissionais da estrada, especialmente para quem está em busca de uma nova chance. “Essa é a oportunidade que muita gente espera quando está fora do mercado. Hoje, sinto que sou uma inspiração para outras pessoas que também estão em busca de uma recolocação. Existe uma frase que diz: ‘toda realidade um dia foi sonhada’. E posso dizer que estou vivendo o meu sonho e, ao mesmo tempo, incentivando outras pessoas a seguirem esse caminho”, afirma.
Juliane também destaca a qualidade do treinamento oferecido. “Com esse projeto, já saímos preparados dentro do padrão de condução da empresa, que garante mais segurança – tanto pra gente quanto pra quem está na estrada. E mais do que isso: é o jeito certo de trabalhar”, reforça.
Para Ghelere, investir em cursos profissionalizantes internos é uma estratégia inteligente de valorização das pessoas. “Além de fortalecer o time, isso promove engajamento e alinha os colaboradores aos objetivos da empresa”, conclui.