RER Parts

Foton começa a produzir caminhões no Brasil

Caminhões Foton Aumark saindo da linha de montagem em Caxias do Sul
Foton/Divulgação

Linha de montagem em regime CKD entrou em operação na cidade de Caxias do Sul (RS) nesta semana; planta produzirá quatro caminhões da marca

Google News
A primeira linha de montagem da Foton no Brasil está oficialmente aberta. Ocupando uma seis mil metros quadrados, a nova unidade industrial da montadora de origem chinesa começou a operar em regime CKD (Completely Knocked Down Parts) nesta terça-feira, 8 de abril, na cidade de Caxias do Sul (RS), dentro do complexo fabril da Agrale. 


Com capacidade de produção anual de cinco mil unidades, a planta se dedicará neste primeiro momento à produção do semileve Aumark S 315 (nas versões manual e automatizada), os leves Aumark S 715 e S 916, além do médio Aumark S 1217, todos já comercializados pela Foton no Brasil. Também será montado no local o Auman D 1277, caminhão que marca a entrada da Foton no segmento de semipesados e que começa a ser vendido pelas concessionárias brasileiras da empresa neste mês de abril. 


"É uma linha de montagem moderna, otimizada e altamente eficiente, que será abastecida com peças e componentes de alta tecnologia. Cada caminhão percorrerá oito estações em linha e quatro estações fora da linha, garantindo máxima qualidade em cada detalhe. Em um ciclo de apenas 20 horas, transformaremos peças, tecnologia e inovação em veículos eficientes e robustos, prontos para rodar pelas estradas do Brasil", explica Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton, que coordenará a fábrica. 


Segundo Pontes, a parceria com a Agrale é estratégica para a Foton. “Investimos em uma infraestrutura totalmente nova, com maquinário novo, pois estamos focando na produtividade e na qualidade final dos veículos. Escolhemos o complexo fabril da Agrale devido à sua localização na cidade de Caxias do Sul, que possui uma indústria automotiva forte e dinâmica, com mão de obra qualificada. Além disso, teremos uma logística eficiente com o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, de onde chegarão as peças. Isso nos trará velocidade na produção”, completa.

A previsão inicial é de que a primeira planta industrial da Foton no Brasil realize a montagem de sete caminhões diariamente, com flexibilidade para aumentar a produção caso seja necessário. 

"Essa linha de montagem é um ponto de partida e esperamos aumentar nossa presença no Brasil conforme a demanda for crescendo", afirma Pontes. "Como oferecemos produtos e serviços de reconhecida qualidade, entendemos que vamos crescer no Brasil de maneira sustentável. Esse é nosso objetivo: expandir o negócio no País e, no futuro, ampliar a produção local e o desenvolvimento de fornecedores nacionais sempre de acordo com a demanda", conclui.

Motores Cummins na linha de montagem da Foton em Caxias do Sul (RS)
Foton/Divulgação

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA