![]() |
PRF/Divulgação |
Carregada com com sulfato de amônio granulado, carreta foi abordada em Simões Filho (BA); 12 multas foram aplicadas pelos agentes
Na última quarta-feira, 16 de abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma Combinação de Veículo de Carga (CVC) circulando com uma série de irregularidades em um trecho da BR-324, em Simões Filho (BA). A ocorrência foi desencadeada durante um patrulhamento de rotina quando os agentes constataram o derramamento de parte da carga.
Após a abordagem e início das averiguações, os policiais rodoviários federais do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT) constataram inicialmente que o conjunto estava carregado com sulfato de amônio granulado. Entretanto, diversas irregularidades foram constatadas na sequência, como, para-brisa trincado, sistema de iluminação deficiente, pneu careca, ausência de estepe, licenciamento atrasado e ausência de tacógrafo, entre outras infrações. Também foram constatados 10.000 kg de excesso de peso.
Diante dos fatos, os agentes da PRF aplicaram ao todo 12 autuações. Além disso, o conjunto foi apreendido e encaminhado para um pátio credenciado, onde permanecerá até a conclusão do transbordo da carga e regularização das pendências.
Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.
Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.