![]() |
Mercedes-Benz/Divulgação |
Pouco mais de 31 mil caminhões foram montados em todo o Brasil no três primeiros meses do ano; ANFAVEA alerta para possível retração nos próximos meses
A indústria brasileira de caminhões encerrou o primeiro trimestre de 2025 registrando crescimento no volume de produção mas com um sinal de alerta para os próximos meses. A informação é confirmada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
De acordo com o balanço oficial da entidade, 31,7 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no primeiro trimestre de 2025, o que representa um crescimento de 8,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando 29,3 mil exemplares foram montados.
Entretanto, no mês de março, 11,7 mil caminhões foram produzidos no país, indicando uma queda de 2,1% em relação ao mês anterior, fevereiro, quando 12 mil unidades foram produzidas. Mas em relação a março de 2024, quando 11,2 mil unidades foram produzidas, a indústria registrou agora um crescimento de 4,4%.
"Em caminhões você já tem uma queda de produção de 2,1%. Muito embora nós tenhamos um dado positivo no acumulado de 8,2%, no mês a mês a tendência é começar a cair", afirma Igor Calvet, presidente executivo da ANFAVEA. "Essa produção é relativa as compras do final do ano passado. Então daqui em diante nós teremos pedidos menores e níveis de produção certamente menores, sobretudo de caminhões", completa Calvet ao explicar o impacto da escalada da taxa de juros no Brasil.
Confira na íntegra os números da ANFAVEA: CLIQUE AQUI