![]() |
VWCO/Divulgação |
Nova fábrica na Argentina superou as projeções de produção no primeiro ano de operação; ao todo marca enviou mais de 2.400 kits SKD para fábricas no exterior em 2024
Líder incontestável do mercado brasileiro de caminhões em 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) também encerrou o ano com excelentes motivos para comemorar no mercado internacional. Prova disso é o recorde estabelecido na produção de veículos comerciais no mercado externo com destaque especial para a fábrica recém-inaugurada na Argentina.
De janeiro a dezembro de 2024, a montadora enviou para as fábricas no exterior 2.430 kits SKD (veículos semidesmontados), o maior número já registrado na história da marca. Somente no primeiro ano de produção, a nova fábrica na Argentina superou as expectativas ao realizar a montagem de 1.000 kits, sendo que a projeção inicial era de apenas 800 unidades. A planta conta ainda com capacidade para até 2.700 kits.
“Como reflexo de nossa estratégia internacional, temos superado ano a ano os nossos resultados. O Brasil continua a ser nosso maior mercado consumidor e, portanto, produtor, mas temos diversificado esse posicionamento. Especialmente em 2024, o início de nossa montagem na Argentina foi crucial, a demanda no país está forte e temos ganhado ritmo”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da empresa.
Na Argentina, a empresa produz dois modelos da família Delivery (9.180 e 11.180), dois Constellation (17.280 nas versões rígida e cavalo-mecânico) e um Volksbus (15.190 OD). As vendas da marca no país cresceram como um todo e, no fechamento de 2024, o volume foi o triplo do alcançado em 2023.
Hoje, além da Argentina, a VWCO está habilitada para enviar kits SKD para montagem em sua fábrica no México e também em suas operações parceiras na África do Sul e nas Filipinas, de acordo com a demanda de cada mercado. Para a ampliação das operações, a empresa aposta em novos conceitos e muita capacitação de seu time de forma a garantir o atendimento aos volumes maiores.